Cartilha Digital 3D como auxílio à alfabetização e letramento: desenvolvimento de aplicativo móvel com uso de realidade aumentada

Alessandro More, Gabriel Amarante Pereira, Willian Alexandre da Silva, Luciene Cavalcanti Rodrigues, Naiara Luchini de Assis KAIMOTI, Ana Queiroga

Resumo


A realidade da educação está cada vez mais ligada a tecnologia e deste modo a realidade aumentada (RA) não é novidade, apesar de seu grande potencial ainda é pouco utilizada como apoio a disciplinas e mesmo no processo de letramento, sendo possível exemplificar de modo simples funções e conceitos que eram apenas transmitidos por meio de lápis e papel. Para este projeto foram construídas figuras 3D com as ferramentas Sketchup, Vuforia, Blender e Unity3D, que permitem criar aplicativos de realidade aumentada para fins variados, seja na criação de letras, números, imagens, sólidos geométricos, animações para biologia, geografia, física ou até demonstrar estruturas complexas em 3D, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.895