REMAR: Uma Plataforma de Apoio à Publicação e Customização de Jogos Educacionais Abertos

Delano Beder, Joice Otsuka, Gustavo Braghim, Hugo Moura, Lucas Aciole, Pedro Garcia

Resumo


Este trabalho apresenta a plataforma REMAR que tem como objetivo facilitar a construção e ampliar o reuso efetivo de recursos educacionais abertos (REA), mais especificamente, os jogos educacionais. A plataforma oferece um conjunto de ferramentas que possibilitam: (i) a publicação de modelos de jogos customizáveis com a licença aberta Creative Commons; (ii) a customizaçao de jogos por professores ou alunos, a partir dos modelos de jogos educacionais publicados; (iii) a integraçao com repositórios digitais para a publicação e busca de itens de customização; (iv) a geração de versões dos jogos customizados para diferentes plataformas (web, desktop, móvel); (v) Acompanhamento do progresso dos alunos durante o uso dos jogos educacionais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.236

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