Aplicativo Lúdico-Pedagógico para Ensino de Programação e Robótica Educacional

Augusto Bardini, Patricia Hubler, Henrique Dezazeri, Silvia de Castro Bertagnolli, Pedro Rodrigues, Leonardo Lopes, Igor Almeida, Vitor Secretti Bertoncello

Resumo


Este artigo descreve o desenvolvimento de um aplicativo para ensino de programação, abrangendo a robótica educacional. Com o diagnóstico da alta demanda de profissionais com alto nível de raciocínio lógico e o crescente uso de dispositivos móveis pelos jovens, foi desenvolvido, com o uso de HTML, Javascript e do framework Cordova, um aplicativo de caráter lúdico-pedagógico que visa influenciar positivamente no ensino de programação. O aplicativo tem o estilo de um jogo de preenchimento de lacunas e se integra, via bluetooth, com um robô Arduino. O robô Arduino é capaz de receber instruções do aplicativo e demonstra, na prática, os resultados da programação feita no aplicativo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.222

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