Ninja Prog - Jogo de conceitos matemáticos e lógica de programação

claudio rhenns, André Raabe, André Maciel Santana

Resumo


Os cursos de Tecnologia da informação costumam apresentar taxas altas de evasão e reprovação. Dentre as disciplinas que pertencem às grades destes cursos, encontram-se as disciplinas introdutórias de lógica de programação de computadores. Com base em pesquisas realizadas nas grades curriculares da IEEE-CS, ACM e SBC, ficou entendido que o aluno ingresso já deva ter conhecimento de conceitos básicos de matemática e lógica ao iniciar estes cursos, mas na realidade isso não se comprova. Este documento traz informações sobre um jogo que foi desenvolvido para auxiliar no aprendizado de tais conceitos. É esperado que o jogo contribua no aprendizado desses conceitos tornando o processo de aprendizagem de programação introdutória um pouco mais simples, ajudando na assimilação da disciplina por parte dos alunos e proporcionando um possível despertar de interesse na disciplina por parte dos usuários em geral. O jogo não possui códigos ou scripts, é um jogo que busca trabalhar os conceitos da matemática preliminar e raciocínio lógico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.159

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