Desenvolvimento de um MOOC Gamificado para Ensino de Bioinformática

Filipe Neves, Armando Toda, André Ribeiro-dos-Santos, Ricardo Carmo, Fabiano Moreira, Beatriz Stransky, Ândrea dos Santos

Resumo


A Bioinformática é uma área multidisciplinar, fortemente impulsionada pelo avanço da tecnologia e geração de dados, que aplica conceitos e metodologias derivados da Ciência da Computação, Engenharia e Estatística para o estudo e solução de problemas nas áreas Médica e Biológicas. O conhecimento proveniente das ciências exatas auxilia o desenvolvimento de ferramentas e algoritmos na realização de processos custosos e complexos, como a leitura de um experimento de sequenciamento, assim como a montagem e análise funcional de um genoma completo. Profissionais que atuam em Bioinformática geralmente assumem a área de formação, isto é, biomédica ou exatas, de modo que a outra torna-se segundo plano. Para auxiliar a aquisição de uma base mais sólida, que agrega conteúdos relacionados a área de Bioinformática, este trabalho visa demonstrar o desenvolvimento de um MOOC Gamificado, utilizando elementos de jogos para motivar e engajar os usuários.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.1295