Utilização de Problemas da Maratona de Competição de Programação e Juízes Eletrônicos como Estratégia de Ensino em um Curso de Graduação em Engenharia de Software.

André Barros de Sales, Edson Costa Jr, Márcia Barros de Sales

Resumo


Este trabalho objetivou analisar a utilização da estratégia de ensino alicerçada nas maratonas de programação e no uso de juízes eletrônicos e a influência desta estratégia no desempenho dos alunos nas disciplinas do curso de Engenharia de Software da Universidade de Brasília. A metodologia neste estudo é de cunho exploratória, é uma pesquisa documental de caráter qualitativo, envolvendo um estudo de caso. Nos resultados encontrados foi constatado que esses alunos tiveram um melhor desempenho nas demais disciplinas após cursar as disciplinas que utilizaram a estratégia citada, e que alguns desses alunos obtiveram desempenho superior em disciplinas de programação em comparação a alunos que não tiveram contato com essa estratégia de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.210